Como na maioria das escolas e organizações, o Projeto Guri também tem muitos alunos que possuem algum tipo de deficiência. E, como em todos os lugares todos os lugares, esses alunos possuem seus direitos assegurados por leis internacionais. As principais estão reunidas na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, criada por um grupo de pessoas que também possuem deficiências e adotado pela ONU em 13 de dezembro de 2006. Este documento, que no Brasil tem a mesma importância da Constituição Nacional, é baseado na Política Internacional de Direitos Humanos e declara, entre seus princípios, o respeito à dignidade, a liberdade de fazer as próprias escolhas, a autonomia individual, a não-discriminação, a plena participação e inclusão na sociedade, o respeito pela diferença, a igualdade de oportunidades, a acessibilidade e o respeito pelas capacidades pessoais em desenvolvimento.

Também o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado no Brasil em 1990, garante a qualquer criança o acesso e permanência na escola, além de priorizar o atendimento da criança com deficiência na rede regular de ensino.

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