Polo Guaratinguetá promove audição de encerramento de semestre


Polo Guaratinguetá - home

Alunas e alunos do Guri do Polo Guaratinguetá realizam nesta quinta-feira, dia 27 de junho, às 18h30, a apresentação artística e pedagógica de encerramento do semestre. O evento ocorre no auditório do Museu Frei Galvão, em Guaratinguetá/SP. O objetivo da atividade é mostrar os conhecimentos adquiridos pelos participantes para os familiares e comunidade local. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as apresentações do Guri são gratuitas.

Este ano, o Polo Guaratinguetá conta com patrocínio prata da BASF e bronze da MRS. criatividade por meio da música, trazendo o contexto do lúdico como ferramenta de aprendizagem. “A música tem o poder de inspirar e transformar vidas, especialmente os mais jovens. Por isso, projetos como o Guri são uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Estamos comprometidos em impactar positivamente as comunidades onde atuamos, fortalecendo laços e promovendo a transformação social”, conta Ivânia Palmeira, Consultora de Sustentabilidade da BASF.

Acompanhados pelos professores, as turmas de violão, violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo acústico, percussão e iniciação musical para adultos apresentam Brincando com Samba, We Will Rock You, Anunciação e Aquarela do Brasil, entre outras canções.

O polo é o único do programa a oferecer o curso de Tecnologia da Música. Este ano, porém, a turma não estará na apresentação de encerramento, pois a proposta é entrar em plataforma de compartilhamento de vídeo. “O curso busca a ampliação das capacidades dos alunos e alunas apresentando a tecnologia como ferramenta de criação e produção musical. As aulas são coletivas e proporcionam o desenvolvimento de habilidades para a realização de gravações de instrumentos musicais, mixagem de trilhas já gravadas e a manipulação de materiais sonoros em geral, bem como criação de suas próprias obras, inclusive, seus próprios sons por meio do uso de recursos computacionais”, contou Emerson Tineo, gerente pedagógico do Guri. O curso tem ainda a missão de promover o conhecimento da história e evolução das tecnologias ligadas à produção musical, seus protagonistas e principais softwares desenvolvidos para gravação e produção de músicas em um home estúdio.

O Guri está presente em Guaratinguetá desde 1998, proporcionando oportunidades de crescimento cultural e inclusão social para a população local, por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social. O Polo Guaratinguetá conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá. Ao todo, oferece 306 vagas para crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, além de aulas para adultos.

Audição de encerramento de semestre
Data:
27 de junho, às 18h30
Local: auditório do Museu Frei Galvão
Endereço:
Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 48, 1º andar, Centro – Guaratinguetá/SP

Polo Guaratinguetá

Rua Dr. Neir Ortiz Pereira, 1021, no bairro Campo do Galvão.
Funcionamento do polo: terça e quinta, das 8h30 às 17h30.
Todas as atividades do Guri são gratuitas

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura
– O Guri conta com o patrocínio Master: CTG Brasil, Bank of America; Ouro: Supermercados Tauste, Chiesi, Arteris, Cipatex, Novelis, Tintas Maza; Prata: BASF, Verzani & Sandrini, Ultra, Instituto Center Norte, Grupo Colorado, Sicoob, CART SP, Capuani, Indústrias Colombo, Usina Santa Maria, Valgroup; Bronze: Grupo Maringá, Adufértil, MRS, Agibank, Frikokar, Distribuidora de Alimentos Ikeda, ACIF Franca; e Apoio Cultural: Cocamar, Usina, Ipiranga, Mercedes-Benz, Tegma, Castelo Alimentos e Pirelli,  por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e são uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre a BASF

A BASF é maior produtora de produtos químicos do mundo, fundada em abril de 1865 em Mannheim, na Alemanha. Possui um portfólio organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. Conta com aproximadamente 112 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de clientes em quase todos os setores e países do mundo e transforma a química para um futuro sustentável, combinando o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Parceira da Santa Marcelina Cultura desde 2022, a BASF patrocinou o projeto Hospitais Musicais no estímulo à empregabilidade, levando música, bem-estar, saúde mental para pacientes, comunidades e profissionais da saúde.

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo, com educação musical, arte e cultura. Além dos cursos regulares iniciais e sequenciais, mantém atividades extracurriculares, cursos livres (Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e grupos de polo. Para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda grupos musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa segue já beneficiou mais de um milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade, aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática do repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas