Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí toca no Theatro São Pedro, em São Paulo


ORQUESTRA SINFÔNICA GURI JUNDIAI COM DIEGO GUZMAN_MASP 2023

A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí (foto) toca no dia 22 de junho, às 15h, no Theatro São Pedro em São Paulo/SP. Todas as apresentações são gratuitas. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.

Sob a regência de Claudio Gatto, o repertório eclético inclui obras de Tchaikovsky a Martinho da Vila, passando por Brahms, entre outros. Participação da bailarina Isabela Rodrigues. A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí tem patrocínio Ouro de Supermercados Tauste, além de parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Odessa. O Polo Regional Jundiaí conta também com o patrocínio Bronze de Adufértil e apoio cultural de Castelo Alimentos.

Claudio Gatto iniciou seus estudos na Orquestra Sinfônica de Rio Claro e seguiu no Curso Técnico do Conservatório Carlos Gomes. Fez licenciatura em Música pela FNB. É professor do Guri, do Conservatório Municipal de Socorro, maestro da Orquestra do Conservatório de Socorro, spalla da Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos e 1º violino do quarteto de Louveira. Participou de Festivais em Poços de Caldas e Campos do Jordão, do FIO – Festival Internacional de Opera pela Unicamp, da Oficina de Cordas de Campinas com CD gravado de músicas brasileiras, Orquestra Rock, participando de shows de diversas bandas como Jota Quest, Titãs, Ira, CPM 22, Skank, Dinho Ouro Preto, Marcelo Nova, além de turnê na Europa, em 2018, com a Oficina de Cordas de Campinas, apresentando-se em um dos principais teatros do continente europeu, o Gasteig, em Munique, na Alemanha.

Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí

A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras.

A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí foi criada em 2012. Já tocou sob a regência de André Sanches, Jean Reis e Carlos Moreno. Entre as apresentações, destacam-se a abertura da Virada Cultural, em Jundiaí (2013); o concerto do Dia das Mães, com o solista Paulo Paschoal, da OSESP (2014); Festival de Música de Boituva, com Ná Ozzetti (2013); concerto com Leci Brandão, no Auditório Ibirapuera (2015) e participação no espetáculo ‘Lendas Amazônicas’. Em 2017, sob a regência de Felipe Sena, integrou o programa ‘Cartas Brasileiras’, da flautista Lea Freire, com Amilton Godoy, Fabio Peron e Vinicius Barros. Em 2021, na obra ‘A Suíte Aquática’, de Händel, tocou em espetáculo audiovisual com a cravista Isabel Kanji. Em 2022, foi regida pelas convidadas Fabrícia Medeiros e Alba Bonfim.

Sobre os Grupos Musicais

Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).
Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí
Claudio Gatto, regência

Programa

LEOPOLDO MIGUEZ
Madrigal, Op. 26

JEAN SIBELIUS (1865-1957)

Finlândia

PYOTR ILYICH TCHAIKOVSKY (1840-1893)
Lago dos Cisnes
Segundo ato, nº 10

JOHANNES BRAHMS (1833-1897)
Dança Húngara nº 3

JOHANNES BRAHMS (1833-1897)
Dança Húngara nº 5

ROSSANO GALANTE (1967-)
Genesis

Data: 22 de junho, sábado, 15h
Local: Theatro São Pedro
Endereço: Rua Barra Funda, 171, Barra Funda – São Paulo/SP

 

Próximo concerto:

Data: 06 de julho, sábado

Horário: 11h

Local: UNIP Jundiaí

Endereço: Avenida Armando Giassetti, 577, Vila Hortolândia – Jundiaí/SP

 

Todos os concertos são gratuitos.

A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí tem patrocínio Ouro de Supermercados Tauste, além de parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Odessa. O Polo Regional Jundiaí conta também com o patrocínio Bronze de Adufértil e apoio cultural de Castelo Alimentos.

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O Guri conta com o patrocínio Master: CTG Brasil, Bank of America; Ouro: Supermercados Tauste, Chiesi, Arteris, Cipatex, Novelis, Tintas Maza; Prata: BASF, Verzani & Sandrini, Ultra, Instituto Center Norte, Grupo Colorado, Sicoob, CART SP, Capuani, Indústrias Colombo, Usina Santa Maria, Valgroup; Bronze: Grupo Maringá, Adufértil, MRS, Agibank, Frikokar, Distribuidora de Alimentos Ikeda, ACIF Franca; e Apoio Cultural: Cocamar, Usina, Ipiranga, Mercedes-Benz, Tegma, Castelo Alimentos e Pirelli,  por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e são uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Postagens relacionadas