Grupos Musicais do Guri fazem mais de 170 concertos gratuitos em várias cidades


O Guri, programa educação musical da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, abre a temporada 2023 dos Grupos Musicais. Com 174 concertos gratuitos, a programação vai abranger todas as regiões do Estado de São Paulo.  Até o mês de dezembro, os 29 Grupos Musicais do Guri realizam uma intensa temporada com apresentações gratuitas em 57 cidades do Estado, além da capital.

‘A temporada contempla uma diversidade de repertórios que contam com arranjos, transcrições, obras sinfônicas ou populares voltadas às especificidades de formação instrumental e canto, além de obras originais escritas por renomadas compositoras e compositores brasileiros e dedicadas especialmente para os Grupos”, conta Ricardo Appezzato, gestor artístico da Santa Marcelina Cultura.

Os Grupos Musicais são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri. Estão distribuídos pelo Estado de São Paulo e têm por objetivo aprimorar a formação musical dos alunos e das alunas por meio de vivências e experiências artísticas. Com diferentes formações, são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, corais, entre outras.

A cada temporada, são convidados diferentes regentes e solistas brasileiros e estrangeiros para ampliação de experiências. Em 2023, os grupos recebem convidados como: Helen Chadwick, Mônica Giardini, Virgínia Rosa, Silvia Berg, Diego Guzmán, Ana Beatriz Valente, Paulo Malheiros, Paula Valente, Marcos Sadao, Carol Panesi entre outros.

Ao logo do ano, o Theatro São Pedro será palco dos 60 concertos dos Grupos Musicais do Guri de São Paulo. A abertura acontece no dia 21 de maio, domingo, às 11h. com a Banda Sinfônica do Guri. Sob a regência de Marcos Sadao, o grupo apresenta composições de Philip Sparke, Edward Grieg, Robert Smith, Tyler Grant. Em seguida, é a vez da Banda Sinfônica Juvenil do Guri que recebe a regente Mônica Giardini para apresentar o programa especial Batuques, que contempla obras de Henk Van Lijinschooten, Peter Milray e Alfred Reed.

Os Grupos Musicais do Interior e Litoral vão realizar 114 apresentações gratuitas em diversos palcos do Estado de São Paulo. Só nos meses de maio e junho, são mais de 30 concertos em cidades como Franca, Castilho, Sorocaba, Jundiaí, Junqueirópolis, Bauru, Lagoinha, São Luiz do Paraitinga, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Itaberá, Marília, Bilac, Monte Mor, Santos, Potirendaba, São José do Rio Preto, Indaiatuba, Botucatu, Santa Cruz das Palmeiras e Cachoeira Paulista.

Novos Grupos 

O ano de 2023 marca ainda o lançamento de seis novos Grupos Musicais do Guri. São eles: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos

Esta expansão visa aumentar as oportunidades de acesso aos estudantes do Guri a atividades artísticas de excelência, assim como ampliar a variedade de formações instrumentais e vocais nas diferentes regiões do Estado de São Paulo.

DESTAQUES DOS CONCERTOS DOS GRUPOS MUSICAIS DA CAPITAL, NO THEATRO SÃO PEDRO:   

A Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo compartilha o palco com o Coral infantil do Guri de São Paulo no programa de estreia da temporada, sob a regência de Ana Beatriz Valente e Yara Campos. A Orquestra abre a apresentação com a obra Três pequenas variações sobre o tema “A Maré Encheu”’, da compositora Clarisse Assad. Na sequência, os grupos interpretam dois medleys de músicas infantis do folclore brasileiro. E o encerramento fica por conta do Coral, com Cantiga de Pastores, poema de Adélia Prado. Datas: 27 de maio, às 11h; 04 de junho, às 11h; e 18 de junho, às 12h.

A temporada celebra ainda os 10 anos da Big Band do Guri de São Paulo e do Regional de Choro do Guri de São Paulo. Sob regência de Paula Valente, a Big Band apresenta ao longo do ano obras de mestres brasileiros como Dorival Caymmi, Ari Barroso e Chico Buarque, além de clássicos das big bands internacionais de autoria de compositores como Duke Ellington e Count Basie.  Datas: 03 de junho, às 16h30, 11 de junho, às 12h20; 24 de junho, às 12h20; dia 16 de setembro, às 16h, dia 18 de novembro, às 12h; e dia 02 de dezembro, às 13h.  O Regional de Choro, sob a regência de Santiago Steiner e Jorge Elias, preparou um repertório que aborda a história do gênero em três partes: ‘Os primórdios dos Regionais’, ‘Os grandes conjuntos’ e ‘A base dos cantores e conjuntos vocais’. Datas: 03 de junho, às 15h40; dia 11 de junho, às 11h40; dia 24 de junho, às 11h40; 16 de setembro, às 17h; 18 de novembro, às 11h; e 02 de dezembro, às 12h.

O Coral Juvenil do Guri de São Paulo recebe a musicista escocesa Helen Chadwick para um intensivo de atividades. A vivência começa com masterclasses preparatórias e será concluída com concertos abertos ao público. A compositora, conhecida por trabalhar com música intuitiva e improvisação coletiva, vai reger o programa que contempla obras de sua autoria, incluindo estreias escritas especialmente para esses concertos. Datas: 15 e 16 de julho, às 11h.

A Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo, sob a regência de Jean Casimiro recebe os solistas Daniel Oliveira e Sérgio Burgani para um programa especial com obras de compositores do barroco como Barbara Strozzi, Francesca Caccini, Georg Philipp Telemann e Antonio Vivlldi, além de uma peça da compositora francesa Nadia  Boulanger (1887-1979). Datas: 29 de outubro, às 11h; 12 de novembro, às 16h; e 09 de dezembro, às 15h.

DESTAQUES DOS CONCERTOS DOS GRUPOS MUSICAIS DO GURI DO INTERIOR E LITORAL: 

A Orquestra Sinfônica do Guri de Presidente Prudente e a Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí recebem o maestro venezuelano Diego Guzmán para projeto especial. Como parte da preparação para os concertos, as alunas e os alunos dos grupos terão masterclasses com o músico. A Orquestra do Guri de Presidente Prudente apresenta um repertório com obras de compositores de diferentes nacionalidades e períodos como o argentino, Alberto Ginastera (1916-1983), o mexicano Arturo Márquez (1950-), o alemão Georg Friedrich Handel (1685-1759), o austríaco Johann Strauss (1825-1899), entre outros. Datas: 14 de julho, 19h30, Teatro Paulo Roberto Lisboa (Presidente Prudente); e no dia 15 de julho, 17h, Teatro Ouro Verde (Londrina).

Já a Orquestra do Guri de Jundiaí interpreta obras de compositores como o russo Modest Mussorgsky (1839-1881), o norte-americano Merle Isaac (1898-1996) e o francês Marc-Antoine Charpentier (1643-1704). Datas: 22 de julho, 19h, Cine Itá Cultural, (Atibaia), e 23 de julho, 16h, Auditório do MASP (São Paulo).

A Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba, grupo que estreia em 2023, terá como convidada a violinista, trompetista, compositora e arranjadora Carol Panesi. A orquestra vai apresentar composições de Hermeto Pascoal, Silvia Góes, Amélia Brandão e da própria Carol Panesi. Data: 06 de setembro, 19h, Theatro Polyteama (Jundiaí).

A Banda Sinfônica do Guri de Bauru prestará homenagem a três gerações de mestres da composição afro-brasileira: Pixinguinha, Moacir Santos e Letieres Leite. Além da regência de Marcelo Marganha, o programa conta com a participação de Fabio Leandro (piano), Vanessa Ferreira (contrabaixo) e Serginho Machado (bateria). Data: 24 de setembro, às 19h, Teatro Municipal Adélia Lorenzetti (Lençóis Paulista).

A Big Band do Guri de São Carlos vai homenagear os ‘90 anos de Quincy Jones e Erlon Chaves. Com regência de Rodrigo Murer o grupo recebe o trombonista Paulo Malheiros. Datas: 30 de junho, 18h, Teatro de Tabuas (Santa Cruz das Palmeiras); 8 de julho, 11h, Festival de Inverno de Jaú. O grupo faz também um programa dedicado à Elza Soares, com participação especial da cantora Virgínia Rosa. No repertório composições que marcaram a carreira de Elza Soares como Não Deixe o Samba Morrer, de Edson Conceição e Aloísio Silva, Fada, de Luiz Melodia, Dindi, de Tom Jobim, entre outras. Data: 20 de outubro, 18h, Auditório da USP (São Carlos).

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto estreia em 2023 e recebe a compositora e regente Silvia Berg. O programa escolhido reúne obras de compositores de diferentes nacionalidades como o finlandês Jean Sibelius, o inglês Henry Purcel, o francês Georges Bizet e o tcheco Antonín Dvorak, entre outros. Datas: 05 de outubro,16h, Polo Guri Jaboticabal; 21 de outubro, 10h30, Sala dos Arcos – Palace, Polo de Ribeirão Preto.

 A Banda Sinfônica do Guri de Itaberá recebe a regente Mônica Giardini para um repertório com peças de compositores norte-americanos como Leonard Bernstein, James Barnes, George Sweet, entre outros. Datas: 07 de outubro, 19h, Câmara Municipal de Itaberá; 08 de outubro, 15h, Teatro de Bolso – Auditório Profª Terezinha da Silva, Itapeva.

A Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca comemora os 100 anos de Waldir Azevedo. Uma das grandes referências do choro, o compositor brasileiro inovou a escrita para cavaquinho, ampliando a visão que se tinha sobre o instrumento: antes usado como acompanhamento, agora como protagonista. Datas: 25 de outubro, 15h, Polo de Morro Agudo.

Compositoras Brasileiras será o tema do segundo programa realizado pela Camerata de Violões do Guri de Santos. No palco, a regente Deblas Alves conduz os jovens em obras de Chiquinha Gonzaga, Teca Calazans, Léa Freire, Élodie Bouny, Badi Assad, Angela Ro, Ro e Clarisse Assad. Datas: 26 de novembro, 18h, Centro Cultural Raul Cortez (Mongaguá).

GRUPOS MUSICAIS DO GURI E ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO  

Os Grupos Musicais do Guri participam ainda de dois concertos da temporada da Orquestra Jovem do Estado na Sala São Paulo, sob a regência de Cláudio Cruz. O Coral Infantil do Guri de São Paulo compartilha o palco com o Coro Jovem do Estado de São Paulo, o Coro Acadêmico da OSESP e a solista mezzo-soprano Edineia de Oliveira para interpretar a Sinfonia nº3, do compositor austríaco Gustav Mahler. O concerto acontece no dia 10 de setembro, às 16h. Já a Orquestra Sinfônica do Guri de São Paulo participa do concerto que marca também a entrega do Prêmio Ernani de Almeida Machado. No repertório obras de Mozart e Dvorák. A apresentação acontece no dia 10 de dezembro, às 16h, e conta ainda com a participação especial de Daniel Oliveira (clarinete), Isaque Elias (trompete), Sandra Ribeiro (fagote e Nicolas Nemitz (oboé), integrantes da Orquestra do Theatro São Pedro. Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) e podem ser adquiridos pelo site: https://shre.ink/ojeingressos

 

SERVIÇO: 

TEMPORADA 2023 GRUPOS MUSICAIS DO GURI  

29 GRUPOS MUSICIASI | 174 concerto gratuitos

A programação completa está no site: gurisantamarcelina.org.br
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri na Capital e Grande São Paulo – Santa Marcelina Cultura: Bank Of América, Costellation, Chiesi, Grupo Ultra e Verzani & Sandrini.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma;

______________________________________________________________________

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa e está presente na capital, interior, litoral e Fundação CASA.  Oferece gratuitamente mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano, em cerca de 400 unidades de ensino, localizadas em mais de 290 cidades do Estado de São Paulo. Alguns polos oferecem também o curso de Iniciação Musical para Adultos, voltado para maiores de 18 anos. Além dos cursos regulares (iniciais e sequenciais), oferece cursos modulares, luteria e cursos online. Complementando as atividades desenvolvidas na sala de aula, o Guri também proporciona uma vivência cultural mais ampla por meio dos Grupos Musicais que, todo ano seleciona, por meio de audições, alunos e alunas que queiram aprofundar seus desafios artísticos. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e territórios.

 

SANTA MARCELINA CULTURA

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço, Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Postagens relacionadas