Coral do Guri de São Vicente canta sob a regência de Denise Yamaoka


CORAL DO GURI POLO SÃO VICENTE 2023

O Coral do Guri de São Vicente se apresenta no dia 10 de agosto, às 11h, no Polo São Vicente. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as apresentações do Guri são gratuitas.

Sob a regência de Denise Yamaoka, o repertório inclui obras de Dorival Caymmi, Lampabbo Lampa, Gilberto Mendes e Michael Mcglynn, além de canções folclóricas. O Coral do Guri de São Vicente tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Vicente.

Denise Yamaoka, regente do grupo, é Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP (2018). Possui curso de aperfeiçoamento em Voz (FIV) pelo Centro de Estudos em Voz; Bacharel em Música – Composição e Regência pelo IA-UNESP (2007). Formada no Curso de Canto Lírico da Escola Municipal de Música de São Paulo (2013) e no Curso Profissionalizante em Artes Cênicas pelo Teatro-Escola Célia Helena (2012). Tem experiência de interpretação em óperas como solista e coralista, recitais de canto lírico, além de atuar em peças musicais voltadas para o público infantil. Paralelamente aos trabalhos interpretativos, se dedica ao ensino de música e artes integradas e como maestrina em grupos vocais de diversas formações. Já desenvolveu trabalhos como arte-educadora na Secretaria Municipal de Cultura de Santos, no C.C.A. da Basílica do Carmo (SP), no Colégio São Miguel Arcanjo e atualmente é professora de Música na área de voz do Guri.

Sobre os Grupos Musicais

Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).

Coral do Guri de São Vicente

O canto é uma das formas mais antigas de se fazer música, e sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e da cultura. No Guri, o ensino e a prática coral são preceitos básicos da formação musical. O Coral do Guri de São Vicente é formado por guris da Regional de São Paulo.
CORAL DO GURI DE SÃO VICENTE
Denise Yamaoka, regência

PROGRAMA
LAMPABBO LAMPA
Brindisi di Marinai 

CANÇÃO FOLCLÓRICA JAPONESA
Soran Bushi [arr. Wendy B. Stuart]

CANÇÃO TRADICIONAL DE MARINHEIROS
Piqe la Baleine [arr. Jean Paul Finck]

GILBERTO MENDES
Peixes de prata 

DORIVAL CAYMMI
Minha jangada [arr. José Alves]

DORIVAL CAYMMI
Suíte dos pescadores [arr. Esmeralda Ruzanowsky]

FOLCLORE BRASILEIRO
Peixinhos do mar / Marinheiro só [arr. Júlio Giúdice]

Data: 10 de agosto de 2024, sábado, às 11h
Local: Polo São Vicente
Endereço: Rua Tenente Durval de Amaral, 72 – Catiapoã – São Vicente/SP

O concerto é gratuito.

O Coral do Guri de São Vicente tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Vicente.

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O Guri conta com o patrocínio Master: CTG Brasil; Bank of America; Ouro: Supermercados Tauste; Chiesi; Arteris; Cipatex; Maza; Novelis; Prata: Smurfit Westrock; BASF; Verzani & Sandrini; Grupo Ultra; Instituto Center Norte; Grupo Colorado; Sicoob; CART SP; Capuani; Caterpillar; Grupo Maringá; Indústrias Colombo; Usina Santa Maria; Valgroup; Bronze: Adufértil; MRS; Agibank; Frisokar; Distribuidora Ikeda Alimentos; ACIF-Franca; Apoiador cultural: Cocamar; Usina Ipiranga Agroindustrial; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Tegma e Pirelli.  por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e são uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

___________________________________________________________________________

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas