Camerata de Violões do Guri de Araçatuba toca nas cidades de Castilho, Araçatuba e Bilac


FOTO - PAULO RENATO

Paulo Renato | Crédito: divulgação

A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba faz sua estreia na temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais com três concertos em cidades diferentes do Estado de São Paulo.  O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.

Sob a regência de Paulo Renato, o grupo faz o primeiro concerto no dia 25 de maio, às 19h, no Centro Integrado de Educação e Cultura (CIEC), na cidade de Castilho/SP. E no mês de junho com duas apresentações: no dia 23, às 19h, no Teatro Castro Alves, em Araçatuba/SP, e no dia 29, às 15h30, no Anfiteatro João Chaim Rezeke Filho, em Bilac/SP.  Todas as apresentações são gratuitas.

As ações contemplam expressões da cultura popular brasileira com um repertório que traz obras de três compositores brasileiros prestigiados internacionalmente: Cinco Miniaturas Brasileiras, de Edmundo Villani-Cortês, composta em 1978, considerada uma introdução à música brasileira, com a mistura de diversos gêneros característicos, como baião, chorinho e toada.  Bachianinha nº 1, um clássico notório Paulinho Nogueira e Choros nº 1, parte de uma série de 14 composições de Heitor Villa-Lobos. Integra a programação as composições Suíte Tarsila do Amaral e Aurora, compostas coletivamente pelos professores e alunos da Camerata e, nos concertos de junho, além dessas, a obra Canção de Dezembro, de Geraldo Ribeiro, um dos violonistas mais importantes e pioneiro no ensino superior de violão no Brasil.

O regente, Paulo Renato, é bacharel em violão pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música. Em 2018, gravou seu primeiro CD solo chamado ‘Recital’, patrocinado pelo grupo ‘Violão&Violão’. Foi premiado neste ano de 2023 no ‘1º Festival de Violão Sebastião Tapajós’, na categoria ‘Sênior’ e se apresentou presencialmente em Santarém (PA). Atualmente realiza recitais e concertos, ministra aulas particulares de violão e no Guri, onde também atua como professor e regente da Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Araçatuba.

As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri. A programação está disponível no site gurisantamarcelina.org.br   e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais

Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).

Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Novos Grupos

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos.

Camerata de Violões do Guri de Araçatuba

O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba foi criada em 2013 e conta com QUANTIDADE de alunos e alunas. Já tocou com Edson Lopes (2013), Duo Siqueira Lima (2014), Fábio Bartoloni (2015), Sidney Molina (2017), Paulo Porto Alegre (2018), Daniel Murray (2020) e André Campos (2021). Em 2016, abriu o concerto do Quarteto Brasileiro e apresentou-se no Festival Internacional de Londrina. Em 2022, se apresentou ao lado de Paola Picherzky.

A Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Araçatuba tem patrocínio das empresas CTG Brasil e WestRock.

E apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba. O concerto do dia 25 de maio tem também apoio da Prefeitura Municipal de Castilho; e do 29 de junho da Prefeitura Municipal de Bilac.

CAMERATA DE VIOLÕES DO GURI DE ARAÇATUBA
Paulo Renato, regência

Programa

EDMUNDO VILLANI-CÔRTES (1930-)
Cinco Miniaturas Brasileiras [arr. Thales Maestre]
Prelúdio
Toada
Chorinho
Cantiga de Ninar
Baião

PAULINHO NOGUEIRA (1927-2003)
Bachianinha nº1
[Welton Ferreira Fernandes, violão]

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Choros nº1
[Eric Junji Hiraga Araki, violão]

COMPOSIÇÃO COLETIVA DOS PROFESSORES E ALUNOS DA CAMERATA DE VIOLÕES DO GURI DE ARAÇATUBA
Suíte Tarsila do Amaral
Morro da Favela [comp. Eric Junji Hiraga Araki] [arr. Paulo Renato Lourenço]
Procissão [comp. Paulo Renato Lourenço]
A Lua [comp. Paulo Renato Lourenço]
Operários [comp. Welton Ferreira Fernandes, Lilian Fernandes, Liliane Fernandes e Eric Junji Hiraga Araki]
O Pescador [comp. André Campos]

COMPOSIÇÃO COLETIVA DOS ALUNOS DA CAMERATA DE VIOLÕES DE ARAÇATUBA
Aurora (2017)

Os concertos realizados no mês de junho incluem também a obra:
GERALDO RIBEIRO (1939-)
Canção de Dezembro

Serviço

CAMERATA DE VIOLÕES DO GURI DE ARAÇATUBA
Data: 25 de maio, QUINTA-FEIRA, às 19h
Local: CIEC – Castilho
Endereço: Via Ac. R. Antônio Viêira de Brito, Castilho/SP

Data: 23 de junho de 2023, SEXTA-FEIRA, às 19h
Local: Teatro Castro Alves
Endereço: Rua Duque de Caxias 20, Araçatuba/SP

Data: 29 de junho de 2023, QUINTA-FEIRA, às 15h30
Local: Anfiteatro João Chaim Rezeke Filho
Endereço: Rua Washington Luís, Bilac/SP

Todos os concertos são gratuitos.

Temporada 2023 dos Grupos Musicais
Programação completa no site: gurisantamarcelina.org.br
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma;

_______________________________________________________________________

SOBRE O GURI

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em quase 400 polos de ensino na Capital, Grande São Paulo, Interior, Litoral e Fundação CASA. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD) e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

SANTA MARCELINA CULTURA

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Projeto Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço, Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas