Banda Sinfônica do Guri de Bauru se apresenta nas cidades de Bauru e Ourinhos


Devanildo

Devanildo Balmant

A Banda Sinfônica do Guri de Bauru faz sua estreia na temporada de 2023 dos 29 Grupos Musicais com dois concertos em cidades diferentes do Estado de São Paulo. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.

Sob regência de Devanildo Balmant, o grupo faz o primeiro concerto em sua cidade sede no dia 03 de junho, sábado, às 20h, no Auditório da Banda e Orquestra Municipal de Bauru. E no dia 04, domingo, às 17h, o grupo toca no Teatro Municipal Miguel Cury, em Ourinhos. Todas as apresentações são gratuitas.

Para abrir a apresentação foram escolhidas as peças Exaltation – 5′, de James Swearingen; Concertino for Flute – 8’50”, de Cecile Chaminade; Primavera: Beatiful Mountain Winds – 7’50”, de Satoshi Yagisawa; Oblivion – 4’40”, de Astor Piazzolla; Morceau Symphonique – 6’20”, de Alexandre Guilmant; Rapsody for saxofone – 15′, de André Waignein; e Novo Tempo – 3’, de Ivan Lins.

O regente do grupo, Devanildo Balmant, tem a sua formação em Educação Musical, pela Universidade Sagrado Coração – USC e em Trompete Erudito pelo Conservatório Dr. Carlos de Campos, em Tatuí. Ele também já participou de vários cursos de capacitação, como o Curso de Regência Orquestral, pelo conservatório de Tatuí, e de Trompete Popular e Erudito.

As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri. A programação está disponível no site gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais

Os Grupos Musicais são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri. Estão distribuídos pelo Estado de São Paulo e têm por objetivo aprimorar a formação musical dos alunos e das alunas por meio de vivências e experiências artísticas. Todas as modalidades instrumentais contempladas na grade curricular do Guri estão representadas pelas práticas dos Grupos. A cada temporada, são convidados diferentes regentes e solistas brasileiros e estrangeiros para ampliação de experiências e sedimentação do aprendizado dos alunos e alunas obtidos nos cursos regulares do Guri.

Novos Grupos

Devido à importância que os Grupos Musicais do Guri possuem não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos

Esta expansão visa aumentar as oportunidades de acesso aos estudantes do Guri a atividades artísticas de excelência, assim como ampliar a variedade de formações instrumentais e vocais nas diferentes regiões do estado de São Paulo.

BANDA SINFÔNICA DO GURI DE BAURU

A banda é uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No Guri, o grupo mantém viva uma rica tradição que remete aos emigrantes italianos, espanhóis e portugueses, que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de ‘banda municipal’, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão. Criado em 2012, o conjunto já participou do II Encuentro Internacional de Orquestas y Coros Para El Bicentenario (Argentina, 2011) e do 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão (2012), sob a regência dos maestros João Maurício Galindo e Marcos Sadao Shirakawa. Em 2013, participou da apresentação da The Rodney Mack Philadelphia Big Brass (EUA), no Auditório Ibirapuera. Em 2014, apresentou-se com o maestro convidado Lutero Rodrigues. Como vencedora do Mapa Cultural Paulista, representou a região de Bauru na fase estadual na capital paulista (2015-2016). Tocou com Nora Sarmoria, Luca Luciano, com a Orquestra Sertaneja Viola Cabocla e com o maestro Marcelo Jardim. No período de isolamento social, trabalhou por vídeo com Hermeto Paschoal e Antônio Carlos Souza. Em 2022, foi regida por Fabrícia Medeiros.

A Banda Sinfônica do Guri de Bauru tem patrocínio das empresas CTG Brasil e Tauste. O Polo Ourinhos é patrocinado pelo Grupo Maringá.

Na cidade de Bauru, o Guri tem apoio da Prefeitura Municipal de Bauru. Para o concerto em Ourinhos, apoio também da Prefeitura Municipal de Ourinhos.

BANDA SINFÔNICA DO GURI DE BAURU
Devanildo Balmant, regência

Programa

JAMES SWEARINGEN (1947-)
Exaltation – 5′

CECILE CHAMINADE (1857-1944)
Concertino for Flute [arr. Clayton Wilson] – 8’50”

SATOSHI YAGISAWA (1975-)
Primavera: Beatiful Mountain Winds – 7’50”

ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
Oblivion [arr. Robert Longfield] – 4’40”
(solo oboé)

ALEXANDRE GUILMANT (1837-1911)
Morceau Symphonique – 6’20”
(trombone)

ANDRÉ WAIGNEIN (1942-2015)
Rapsody for saxofone – 15′

IVAN LINS (1945-)
Novo Tempo [arr. Hudson Nogueira] – 3’

Serviço

BANDA SINFÔNICA DO GURI DE BAURU

Data: 03 de junho, SÁBADO, às 20h
Local:
Auditório da Banda e Orquestra Municipal de Bauru
Endereço:
Rua Saint Martin, 15-41 – Centro – Bauru/SP

Data: 04 de junho, DOMINGO, às 17h
Local: Teatro Municipal Miguel Cury Ourinhos
Endereço: R Nove de Julho 496 – Ourinhos/SP

Todos os concertos são gratuitos

Temporada 2023 dos Grupos Musicais
Programação completa no site: gurisantamarcelina.org.br
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma;

_______________________________________________________________________

Sobre o Tauste

O Tauste Supermercados iniciou suas atividades em 1991 numa pequena loja no bairro Palmital, em Marília/SP, com apenas 8 funcionários, 3 caixas e muita determinação. Hoje a rede Tauste é composta por 9 lojas, sendo duas em Marília, duas em Bauru, três em Sorocaba, uma em Jundiaí e agora também em São José dos Campos. Para atender a rede, foi implantado em 2019, no município de Itú, às margens da Rodovia Presidente Castelo Branco, o Centro de Distribuição Tauste. A expectativa é que para os próximos 2 anos, novas lojas venham a ser incorporadas à rede. O Tauste possuí ainda um programa chamado Tauste Ação Social que mantém ações permanentes voltadas à população mais carente e parcerias com diversos clubes de serviços, entidades assistenciais, ONGs e órgãos públicos nas cidades onde atua a rede Tauste Supermercados.

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em quase 400 polos de ensino na Capital, Grande São Paulo, Interior, Litoral e Fundação CASA. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD) e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

SANTA MARCELINA CULTURA

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Projeto Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço, Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas